Blog

Proteja-se da Luz Azul Nociva

A Luz Azul ajuda a nos mantermos acordados e ativos, porém a exposição excessiva, seja durante o dia ou a noite, pode causar fadiga e estress visual, podendo até mesmo causar lesões no olho humano causando inflamação dolorosa da conjuntiva e da córnea, ela pode produzir lesões no cristalino como catarata e sobretudo, na retina causando degeneração macular.

Aspectos benéficos da luz azul:

A luz ultravioleta, influencia a produção de vitaminas. A exposição à luz brilhante e, em particular, a parte de luz azul afeta nosso equilíbrio hormonal. Os hormônios no corpo regulam como a pessoa se sente e também seu ciclo de sono-vigília. Na luz do dia, a parte da luz azul é relativamente alta, ao passo que é significantemente reduzida no período da noite. Quando está claro lá fora, o corpo libera serotonina – também conhecido como “hormônio feliz” – e cortisol, o hormônio do estresse. Ambos nos fazem sentir despertos e ativos. Porém, a melatonina é considerada como hormônio do sono e faz com que nos sintamos cansados e nos faz dormir profundamente quando está escuro. A luz, em particular a luz azul, que alcança a retina, também afeta nosso bem estar psicológico. É por isso que a terapia da luz é usada com sucesso para tratar a depressão de inverno e a insônia. Mas a exposição a muita luz também carrega certos riscos e também pode ser prejudicial.

Efeitos prejudiciais da luz azul:

Excesso de luz nas faixas ultravioleta e azul violeta pode causar lesões no olho humano. Além de causar inflamação dolorosa da conjuntiva e da córnea, ela pode produzir lesões no cristalino do olho como catarata e, sobretudo, na retina degeneração macular.

O mundo moderno: fontes de luz com alta proporção de luz azul:

De diodos emissores de luz (LEDs) e lâmpadas de xênon às lâmpadas de baixo consumo e à radiação eletromagnética de telas, todas as “novas fontes de luz” criadas para melhorar e facilitar a nossa vida contêm uma proporção mais alta de luz azul do que as lâmpadas tradicionais. A composição diferente do espectro de luz significa que somos expostos a uma quantidade significativamente maior de luz azul do que éramos anteriormente. Isso pode surtir um efeito prejudicial sobre a nossa visão?

É importante lembrar, porém, de que passar uma hora ao ar livre em um dia nublado normal expõe os olhos a 30 vezes mais luz azul do que passar uma hora em um ambiente interno, em frente a uma tela.

Lentes de óculos claras com filtro para luz azul:

Faz sentido que as lentes de óculos claras (incolor) não requeiram proteção a Luz Azul se forem usadas principalmente em ambientes internos. Porém a radiação de luz azul de fontes de luz ou telas pode irritar ou cansar os olhos. Um filtro azul pode dar mais nitidez à visão e acima de tudo prevenir contra a fadiga e estresse ocular, bem como, na prevenção de catarata e degeneração macular.

Compartilhar
Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no whatsapp

Veja Também